top of page

Programa Higiene & Saúde ALLIA: novos desafios pedem novas respostas


A pandemia ampliou o entendimento sobre a importância da higiene e limpeza para garantir a saúde, bem-estar e segurança das pessoas, ambientes e negócios. Para buscar as respostas adequadas aos novos desafios que se apresentam, a ALLIA criou o Programa Higiene & Saúde, que estrutura recomendações e orientações profissionais de limpeza e desinfecção para nove diferentes segmentos: escolas, escritórios, food service, hospitais, supermercados, academias, indústrias, shoppings e hotéis.


O material é resultado do trabalho conjunto de dezenas de especialistas das empresas associadas ALLIA de todo o Brasil. “Esta colaboração foi imprescindível para desenvolver materiais tão completos: a sólida experiência da nossa rede no mercado nacional, alinhada às melhores práticas adotadas no mundo, garantem um alto padrão às informações para atender o novo patamar das necessidades de higiene e limpeza”, ressalta Rodrigo Senday, diretor-executivo da ALLIA.


INDO ALÉM DOS PROTOCOLOS

De uma visão sistêmica até a aplicação prática, o programa detalha como tornar os ambientes profissionais seguros, corretamente limpos e adequadamente higienizados, garantindo a proteção de clientes, colaboradores e fornecedores. ““Não são apenas protocolos: o Programa Higiene & Saúde traz uma série de procedimentos, cuidados e condutas para garantir a segurança dos espaços de forma contínua e duradoura, para que os usuários possam retornar com confiança”, explica Andrea Cerqueira, gerente de relacionamento da ALLIA e coordenadora do Projeto.


O documento é composto de três grandes blocos de conteúdo, que fundamentam recomendações considerando diferentes fatores e frentes de atuação, dando subsídios a todos os envolvidos – dos gestores às equipes de limpeza e manutenção.

  • Sobre o programa Visão sistêmica do programa e como ele foi concebido.

  • Cuidados e segurança Visão macro dos processos com orientações para o gestor da operação fazer uma correta implementação.

  • Processos, passo a passo e anexos Procedimentos detalhados para operadores de limpeza, plano de comunicação, checklists e auditorias, além de toda a documentação e fichas dos químicos indicados para implantação.

SOBRE O PROGRAMA

Garantir a efetividade da limpeza e higiene dos ambientes depende da associação de diferentes fatores e frentes de atuação. A primeira parte do programa apresenta a abordagem e os cuidados que nortearão a sua implementação, composta por quatro eixos interdependentes que serão implementados de forma customizada, atendendo às peculiaridades de cada organização.

  • Diagnóstico + Mapeamento Os novos desafios exigem um olhar especializado para compreender adequadamente a situação, mapear os riscos, identificar oportunidades e propor a melhor solução para cada caso.

  • Processos + Produtos O necessário aprimoramento dos serviços de limpeza e manutenção demanda processos estruturados, ferramentas adequadas e produtos profissionais de alto desempenho, especialmente desenvolvidos para maior efetividade e produtividade.

  • Pessoas + Comunicação Cuidar é papel de todos, o que abre espaço para maior protagonismo. Todos os esforços em treinamento (para maior efetividade nas operações) e em comunicação (para divulgação das ações) serão recompensados pela confiança dos públicos, ampliando o sentimento de segurança.

  • Acompanhamento + Suporte Checklists e auditorias ajudam a estabelecer uma cultura de melhoria contínua. A proximidade de uma operação com atendimento local proporciona o necessário cuidado, agilidade nas respostas e elevado nível de suporte.

CUIDADOS GERAIS E SEGURANÇA

A segunda parte traz informações técnicas valiosas para a implementação de novas condutas a partir de um plano de ação e responsabilidades, que servirá como modelo para que todas as equipes de colaboradores estejam preparadas em suas funções para atuar em situação de crise, considerando os seguintes aspectos:

  • Higiene pessoal Recomendações que precisam ser intensificadas por todos na empresa ou organização, garantindo mais segurança aos ambientes onde atuam.

  • Cuidados gerais Orientações para a criação ou aprimoramento de um Plano de Contingência Emergencial com foco nas principais necessidades de cada segmento, servindo como guia de trabalho para as equipes de colaboradores e na orientação para clientes e terceiros.

  • Segurança Uso adequado de fichas técnicas para químicos e rótulos de produtos, EPIs e informações para a criação ou aprimoramento dos POPs (Procedimento Operacional Padrão).

  • Comunicação Modelos de cartazes e comunicados internos para informar com clareza as mudanças e os novos procedimentos adotados pela empresa ou organização.

  • Treinamento Pauta explicativa para a criação de um plano de capacitação de operadores, que irá proporcionar maior eficiência, mais agilidade e segurança na realização das tarefas.

  • Checklist e auditoria Modelos para aplicação destas importantes ferramentas, que ajudarão a manter o gestor informado sobre os trabalhos e corrigir ineficiências a fim de direcionar as práticas para uma melhoria contínua.

PROCESSOS E PASSO A PASSO

O terceiro bloco traz rotinas e um passo a passo detalhado, indicando os métodos e produtos mais adequados para cada um dos ambientes conforme suas características e principais necessidades.

As orientações compõem um roteiro minucioso, abordando todas as etapas de cada processo – desde a especificação dos EPIs necessários na operação até a conclusão da limpeza e desinfecção com recolhimento e descarte adequados de resíduos.

ANEXOS

O documento é complementado com um conjunto de documentos anexos, incluindo todas as fichas técnicas, FISPQs e arquivos para comunicação efetiva com seus públicos.


IMPACTOS NAS OPERAÇÕES DE LIMPEZA

“O Programa Higiene & Saúde é a materialização da proposta de valor da ALLIA, fazendo com que empresas e organizações possam entregar bem-estar a seus clientes e colaboradores através de ambientes limpos e seguros”, sintetiza Andrea Cerqueira.

Com aplicação correta e acompanhamento adequado, seus benefícios podem ser mensurados pelos seguintes resultados:

  • Mais saúde e bem-estar aos usuários

  • Maior segurança para as pessoas e para os ambientes

  • Menor geração de resíduo e impacto ambiental

  • Maior produtividade na limpeza

  • Menor custo total de operação

  • Menor consumo, com produtos de alto rendimento

“Acreditamos que, atuando juntos e cuidando dos envolvidos e frequentadores, conseguiremos vencer os desafios atuais e estaremos preparados não somente para o momento de retomada das atividades, mas também para o futuro”, finaliza Rodrigo Senday.

Para saber mais sobre o Programa Higiene & Saúde, preencha o formulário abaixo e receba uma amostra gratuita do material.




bottom of page