A influência da limpeza e higiene no sucesso das marcas

Estudo da ISSA mostra que limpeza é um investimento importante para a saúde das pessoas, para o meio ambiente e também para os negócios.

A ISSA (International Sanitary Supply Association), associação global de limpeza profissional da qual a ALLIA faz parte, publicou estudo que reforça a limpeza e higiene como valor para empresas e organizações ao impactar no bem-estar dos funcionários, na satisfação dos clientes, na reputação da marca e na preservação do patrimônio.


Enquanto 40% dos funcionários em todo o mundo se preocupam em ficar doentes no local de trabalho, as empresas que cuidam em promover ambientes limpos garantem a saúde das pessoas, reduzindo o absenteísmo (ausência do colaborador no trabalho por doença) e o presenteísmo (presença do funcionário doente, mas com baixo rendimento), o que reflete na produtividade e na lucratividade dos negócios.


O estudo destaca também como a pandemia ampliou as exigências dos clientes, influenciando suas percepções e ações. Entre as prioridades dos consumidores estão políticas e processos que sigam os protocolos da Covid-19, com distanciamento seguro, ambientes limpos e produtos higienizados – aspectos que também podem definir a fidelidade à marca:

  • 92% consideram a limpeza um fator importante para se tornar um cliente constante

  • Em restaurantes, 98% dos clientes percebem a limpeza como fator essencial para voltar ao local

  • 79% se sentem menos inclinados a fazer compras quando o ambiente está sujo


O material ainda demonstra que a limpeza profissional pode contribuir para maior eficiência energética e aumento da vida útil dos edifícios e equipamentos, garantindo a preservação de recursos e de ativos. Para conferir todos os dados, acesse a íntegra do documento AQUI.